(PECL ibm_db2 >= 1.0.0)
db2_fetch_object — Retorna um objeto com propriedades que representam colunas na linha buscada
Retorna um objeto no qual cada propriedade representa uma coluna retornada na linha obtida de um conjunto de resultados.
stmt
Um recurso stmt
válido contendo um conjunto de resultados.
row_number
Solicita uma linha específica indexada em 1 do conjunto de resultados. Passar este parâmetro resulta em um aviso do PHP se o conjunto de resultados usar um cursor somente de avanço.
Retorna um objeto que representa uma única linha no conjunto de resultados. As propriedades do objeto mapeiam para os nomes das colunas no conjunto de resultados.
Os servidores de banco de dados IBM DB2, Cloudscape e Apache Derby normalmente convertem os nomes das colunas para letras maiúsculas, portanto as propriedades do objeto também serão em maiúsculas.
Se a instrução SELECT chamar uma função escalar para modificar o valor de uma coluna, os servidores de banco de dados retornarão o número da coluna como o nome da coluna no conjunto de resultados. Se a preferência for por nome de coluna e propriedade de objeto mais descritivos, pode ser usada a cláusula AS para atribuir um nome à coluna no conjunto de resultados.
Retorna false
se nenhuma linha foi recuperada.
Exemplo #1 Um exemplo de db2_fetch_object()
O exemplo a seguir emite uma instrução SELECT com uma função escalar, RTRIM, que remove espaços em branco do final da coluna. Em vez de criar um objeto com as propriedades "BREED" e "2", usamos a cláusula AS na instrução SELECT para atribuir o nome "name" à coluna modificada. O servidor de banco de dados converte os nomes das colunas para letras maiúsculas, resultando em um objeto com as propriedades "BREED" e "NAME".
<?php
$conn = db2_connect($database, $user, $password);
$sql = "SELECT breed, RTRIM(name) AS name
FROM animals
WHERE id = ?";
if ($conn) {
$stmt = db2_prepare($conn, $sql);
db2_execute($stmt, array(0));
while ($pet = db2_fetch_object($stmt)) {
echo "Come here, {$pet->NAME}, my little {$pet->BREED}!";
}
db2_close($conn);
}
?>
O exemplo acima produzirá:
Come here, Pook, my little cat!